top of page

Curso do AgroEcos promove Agenda Agroecológica

O Curso de Transição Agroecológica, ofertado pelo Projeto AgroEcos, iniciou as atividades on-line no dia 17/11/21 com uma abordagem introdutória sobre Agroecologia. O evento foi ministrado pela professora Monica Schiavinatto, (AgroEcos/UNESP-IPRI) e pelo professor Pedro Ivan Cristoffoli(UFFS/UNESP-IPRI); e pode ser acessado neste link.


No dia 19/11/21, o encontro tratou sobre o Protocolo de Transição Agroecológica e contou com 6 palestrantes, entre os seguintes técnicos e agricultores:

  • Araci Kamiyama: engenheira agrônoma e especialista ambiental da CATI-CDRS;

  • Eloisa Pinheiro e Israel Junior: agricultores em transição agroecológica de Nazaré Paulista-SP;

  • Joelma Marcelino dos Santos: integrante do GAU de São Miguel Paulista-SP;

  • César Aparecido Bagattini: engenheiro agrônomo da Casa da Agricultura de Nazaré Pualista;

  • Hemerson Calgaro: engenheiro agrônomo e diretor do EDR-SP da CATI-CDRS.

O Protocolo de Transição Agroecológica é um processo elaborado pela SMA/SAA-SP e parceiros, e tem como objetivo promover mudanças graduais nos sistemas produtivos convencionais para agroecossistemas. A segunda aula do curso pode ser acessada neste link.


No dia 26/11/21, foi realizada uma capacitação presencial para extensionistas rurais da Baixada Santista. A ação ocorreu no município de Santos, no bairro São Manoel, e teve como objetivo uma introdução teórica e uma atividade prática sobre a aplicação do Protocolo de Transição Agroecológica.

O evento reuniu 14 pessoas entre extensionistas dos municípios de Itanhaém, Peruíbe, Mongaguá e Santos, técnicos da SSA-SP, moradores e agricultores do bairro e equipe AgroEcos. Todas as ações ocorreram em conformidade com as medidas de segurança contra a COVID-19. A introdução teórica foi aplicada pelo técnico Sebastião Wilson Tivelli (UPD-AE – APTA Regional de São Roque) no período da manhã, num espaço cedido pelo Centro Espírita Recanto da Paz. À tarde, a atividade prática ocorreu na Horta Comunitária Bons Frutos e propiciou diálogos com as agricultoras Carmem, Vilma e Daniela - que renderam "bons frutos".



Índice de Abreviações:

APTA: Agência Paulista de Tecnologias dos Agronegócios

CATI-CDRS: Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável

EDR-SP: Escritório de Desenvolvimento Rural (SP)

GAU: Grupo de Agricultura Urbana

IPPRI-UNESP: Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (SP)

SAA-SP: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do estado de São Paulo

SMA-SP: Secretaria do Meio Ambiente do estado de São Paulo

UFFS: Universidade Federal da Fronteira Sul (SC)

UPD-AE: Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento em Agricultura Ecológica de São Paulo



Introdução teórica da capacitação para extensionistas


Carmem, Vilma e Daniela - agricultoras da Horta Comunitária Bons Frutos


Atividade prática na Horta Comunitária Bons Frutos


30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Lançamento do Boletim de notícias nº 2

Foi publicado hoje o Boletim de Notícias nº2 do Projeto AgroEcos. O documento reúne a síntese das ações no ano de 2021, e está disponível em 3 idiomas (português, espanhol e inglês). O PDF está dispon

bottom of page